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 Rotundas
...actualizado com o novo Código da Estrada para 2014...
Passem também pelos outros menus acima, descarreguem as aplicações grátis e OBRIGADO pelas vossa Visita e "Gosto"

http://dmel.no.sapo.pt/rotundas

A razão de existirem, vários tipos: mini rotundas, compactas, grandes, rotundas desniveladas - tipo Dumbell, turbo rotundas, rotundas para peões... como (não) circular, principais erros e acidentes, contradições, coimas e muitas imagens/vídeos e várias situações analisadas ao pormenor...

 

P u b

 

 

Resumo das alterações mais importantes para as rotundas para 2014:
 

1 -  ...excepto veículos pesados (passageiros ou mercadorias), qualquer veículo motorizado que circule na fila de fora da rotunda, terá de sair na primeira saída que encontre...

2 -  ...quem está na fila de fora, passa a ter de ceder prioridade a quem está na fila de dentro e quer sair...
(será que isto vai dar certo... ?! Conduzam com precaução...)

 

 

ROTUNDAS

                Atenção:  

    A Lei 72/2013 - (Artigo 14.º -A da republicação do novo CE no interior), publicada a 3 de Setembro 2013 no Diário da República, trouxe alterações ao Código da Estrada e alterações importantes à maneira (legal) de circular nas Rotundas... a entrar em vigor 120 dias após publicação (para dar tempo para as pessoas tomarem conhecimento e interiorizarem, como qualquer lei), portanto, a partir de 01 de Janeiro de 2014, se não me falha a "calculadora"... 

        Deixaremos então este  Código da Estrada 2013  e entraremos num novo Código da Estrada 2014, o que resultarou também em algumas actualizações obrigatórias nesta página.

    Para já, antecipo alguma COMPLICAÇÃO para as ROTUNDAS... onde agora, o que se pretende é que, quem não vai sair logo na primeira saída, não deve inicialmente ocupar a via exterior da rotunda... e consequentemente, para entrar na rotunda, terá de o fazer pela via de circulação mais à esquerda que o liga à rotunda... o que pode e concerteza congestionará, a fila da esquerda na entrada, assim como a fila interior da rotunda... (se as coisas forem cumpridas à risca, como devia ser)
    Uma vez que a fila de fora estará "mais livre", levará a que mais veículos entrem na rotunda, dificultando a saída de quem já está dentro. Um conceito inerente às rotundas, é: dificultar as entradas, facilitar as saídas...

(desabafo) Enfim, por causa de meia dúzia de rotundas grandes, quer-se igualar para todas as rotundas mais pequenas... que são em maioria em Portugal... Eu, pelo menos passo numas quantas rotundas, onde não dá jeito nenhum esta Obrigação de andar aos ZigZags para sair numa 2ª saída... talvez fizesse mais sentido, a obrigação a partir da 2ª saída... Já perceberam que não sou muito a favor disto como ficou ... Mas nada é para sempre...!
 

Entretanto Não esqueçam dos piscas (com antecedência) ao mudar de fila, não esqueçam também de entrar na esquerda nas rotundas e muito cuidado com os espelhos e ângulos mortos... e passem pela meia dúzia de recomendações abaixo!


Avizinham-se tempos "difíceis" com alguns acidentes à mistura - Precaução na estrada...!!!

Ganham tempo & dinheiro se evitarem o acidente!

 

    Fonte Decreto de Lei 72/2013 : http://dre.pt/pdf1sdip/2013/09/16900/0544605499.pdf 

        (Décima terceira alteração ao Código da Estrada, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 114/94, de 3 de maio, e primeira alteração ao Decreto -Lei n.º 44/2005, de 23 de fevereiro)

Links Relacionados: http://segurancaecienciasforenses.wordpress.com/2013/09/03/codigo-da-estrada-alteracoes-2/

                Código da Estrada 2014, pela Brigada de Transito
                https://www.dropbox.com/s/oplir16bls9s1hc/Codigo%20da%20Estrada%202014%20EDIT.pdf

 

Índice

    Abordagem inicial
    Meia dúzia de dicas importantes, a saber e a ter em conta (muito importante)
    Contradições neste tema
    Vantagens, conflitos, erros, razão de ser das filas de transito, circulação, comparando a uma reta...
    Vários tipos de rotundas
    Imagens e vídeos 
    Conclusão e Sugestões para melhorar a circulação e as rotundas
    Rir com as rotundas
   

 

Introdução

A confusão, nos últimos anos, começou nas seguintes afirmações... algumas e muitas vezes polémicas:  
(caso discorde de algo, peço que leia bem as explicações até ao fim...)

    "Não é proibido, estando na fila exterior, passar por uma saída sem sair da rotunda... "  (passou a ser a partir de 2014. Bem ou mal...)

    "Não é proibido dar à volta à rotunda pela fila de fora..."  (passou a ser a partir de 2014. Bem ou mal...)

    "É proibido cruzar transversalmente filas de trânsito para uma saída, devendo o condutor estar na fila mais à direita antes da saída... "

    "Quem circula Sempre por "fora" nas rotundas, principalmente nas maiores e com mais transito, pode acabar por dificultar a circulação nas mesmas"
 

... É um tema que tem dado certamente muita discussão e originado muitas dúvidas, principalmente nestes últimos anos. Peço também alguma compreensão para o que vou expor e que leiam bem as explicações até ao fim...

    Antes de mais, considero que este tema deve realmente ser objecto de legislação específica e de uma clarificação nacional pública urgente, a fim de diminuirmos os acidentes, pois ainda há muita gente com dúvidas, e pior, causando acidentes!! (E eis que começam a surgir (as primeiras) alterações e atenções ao tema...)


"Leis existem, o que acontece é que há condutores que conduzem por umas leis e outros por outras (duvidosas)..."

"...é necessário informar, pondo toda a gente a circular pela mesma Lei. Só assim se diminuirão os acidentes." DMel
 

    Aparte de qualquer explicação dada aqui, o leitor deve ter em conta que existe um "Código da Estrada (CE)" pelo qual deve reger-se, e deve "duvidar" sempre de qualquer explicação que lhe possam dar: seja dada por um condutor amigo, o mediador dos seguros, até um agente da autoridade ou instrutor, uma entidade que até pode ter alguma credibilidade, ou esta própria página, etc... pois por vezes pode existir muita boa vontade em ajudar, MAS quem explica pode estar enganado... No entanto, peço que tenha em atenção ao que está descrito nesta página, por mim (instrutor e condutor, à 20 anos, encartado em todas as categorias) e depois tire então as suas conclusões... (sem esquecer de comparar com o Código Original, pois afinal é a "ele", que todos devemos obedecer!!)

    Tenha em atenção que se tiver que ser penalizado, ou tiver que se defender, terá de o fazer pelos artigos do CE (Código da Estrada antigo ou novo Código da Estrada para 2014) e não pela opinião de "alguém", seja quem esse "alguém" quem for...
 


Na Estrada, só há um local por onde se "guiar"…  e é o "Código da Estrada" (CE)… perfeito ou não!

 

 

Definição Legal de Rotunda, pelo Art.º 1 do CE 

    "Praça formada por cruzamento ou entroncamento, onde o trânsito se processa em sentido giratório e sinalizada como tal."  
Ver também abaixo o Artigo 14.º -A, do novo Código para 2014.

Aditamento ao Código da Estrada, em vigor a partir de 2014: 

("Copy Paste" do) Artigo 14.º -A

Rotundas
1 — Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte
comportamento:
a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos
veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por
onde o façam;

b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de
saída, deve ocupar a via da direita;

c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das
outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito
mais à direita após passar a via de saída imediatamente
anterior àquela por onde pretende sair, aproximando -se
progressivamente desta e mudando de via depois de
tomadas as devidas precauções;

d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores,
os condutores devem utilizar a via de trânsito mais
conveniente ao seu destino.  (APARTE: será que faz sentido a presença desta alínea aqui?!)

2 — Os condutores de veículos de tração animal ou
de animais, de velocípedes e de automóveis pesados,
podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem pre-
juízo do dever de facultar a saída aos condutores que
circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.

3 — Quem infringir o disposto nas alíneas
b), c) e d) do n.º 1 e no n.º 2 é sancionado com coima de € 60
a € 300.

 


A SABER sobre ROTUNDAS  (leia este tópico, tenha-o sempre presente e pouco mais precisa de saber)

Pelas Regras do Código da Estrada (C.E. em vigor até Dez.2013 e novo C.E. a partir de Janeiro 2014) e perante a ausência de outra sinalização, pois qualquer sinalização  ou norma contraditória (definido no próprio CE) será sempre superior à Regra... temos então:

PERDE A PRIORIDADE: Ao entrar na rotunda perante qualquer veículo; Ao mudar de fila/via de trânsito e ao sair perante os peões.

OBRIGATÓRIO: Fazer pisca (com antecedência e por isto subentende-se mínimo de 2 ou 3 segundos antes de qualquer outra acção) para o lado correspondente ao mudar de fila e ao sair da rotunda; fazer pisca ao entrar pela esquerda de uma entrada e enquanto estiver a mudar de fila na diagonal em direção ao interior da rotunda; Obrigatório evitar o acidente em qualquer situação de trânsito.
A partir de Janeiro 2014, obrigatório Sair na saída à sua direita, caso esteja na fila de fora! (excepto para velocípedes e pesados).

É PROIBIDO:
Sair diretamente das filas interiores para uma saída, devendo antes passar e circular na fila mais à direita e depois então sair; proibido também andar a cruzar uma ou várias filas de transito de uma vez; proibido Parar (Se parar momentaneamente pelas circunstâncias normais do transito, para dar o compasso de espera para um veículo passar na fila do lado, não há problema). Proibido a partir de Janeiro 2014, estando na fila exterior da rotunda, continuar a circular na rotunda por fora  se tem uma saída à sua direita, devendo sair (excepto para velocípedes e pesados que podem continuar).

NÃO É PROIBIDO: Não é proibido a partir da fila exterior da rotunda, sair na fila da esquerda da saída, em vez de na fila direita, caso essa fila da direita esteja ocupada OU o condutor saindo na fila da esquerda, seja mais conveniente ao seu destino... (tendo muito cuidado com esta manobra!!); Apenas até ao final de 2013, não é proibido, passar por uma saída qualquer estando na fila de fora, sem sair nessa mesma saída.

RECOMENDADO: Recomendação da antiga DGV em vigor até Jan2014(?...) (não sendo obrigatório e principalmente para quem tem mais experiência, facilita e é mais rápido), ir para a fila de dentro da rotunda (a partir da fila esquerda de entrada na rotunda) e depois então sair (ou ir saindo...) para a fila de fora da rotunda, perto ou junto à saída anterior à que se pretende sair...

CUIDADOS A TER: Ao passar pelas saídas deve ter cuidado com os veículos na fila da esquerda; cuidado ao entrar na rotunda com os veículos que possam estar a vir para a fila de fora (Deve dar-lhes prioridade); circular a velocidade moderada (subentende-se até +/- 30 km/h); ao mudar de fila, olhar para o espelho E para o lado, por cima do ombro, de modo a ter mais visibilidade lateral, vendo se há veículos ao seu lado (os espelhos não "mostram tudo" devido aos "ângulos mortos" e nas rotundas é o mais provável de acontecer)

DE RESTO É: ..."DESENRASCAR", EVITANDO O ACIDENTE... nem que seja preciso dar mais uma volta à rotunda ;o)

 

 

Atalhos Rápidos

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Imagens/Vídeos      Conclusão e Sugestões para melhorar a circulação e as rotundas     Rir com as rotundas

 

CONTRADIÇÕES   Clicar aqui para saltar este tópico 

...em explicações sobre rotundas nos últimos anos, dadas por vários condutores, recorrendo e alegando alguns dos pontos abaixo :o)

 

- Quanto a:

   (ALGUMAS CONTRADIÇÕES QUE GERARAM DEBATE, MAS QUE AGORA PASSAM A SEGUNDO PLANO COM A NOVA LEI... PARA 2014)

Contradição nº 1 - ...Um VÍDEO que tem sido aproveitado pelos internautas, para justificar uma Obrigação... realizado com o Sr. Alcínio C., de uma instituição relacionada com o meio rodoviário, ele próprio embora com boa vontade, acaba por se "contradizer" no vídeo, dizendo a meio do mesmo, que um condutor com o segundo círculo vermelho está mal, e depois ele (involuntariamente e devido ao trânsito) faz igual no fim... O vídeo podia ter sido melhor conseguido.
    Antes de mais,  ele falou e bem, numa RECOMENDAÇÃO e não OBRIGAÇÃO OU LEI, a fim de evitar algumas confusões dos últimos anos... (em relação à contradição, foi a pressão de falar para as câmaras ao mesmo tempo que conduzia e um ligeiro atraso que teve em sair para a fila de fora, o que permitiu que outro veículo se antecipasse, o que nos serve também de exemplo para o nosso dia a dia ;o)

 

Temos também aqui em baixo um vídeo do Automóvel Clube Portugal, que faz uma Recomendação e Não obrigação...

...aborda o tema também de uma maneira muito superficial, recomendando principalmente cuidado com a sinalização e na saída.

(Até o final de 2013, não havia obrigação de sair na primeira saída. A partir de Jan 2014 passa a haver)

 

Contradição nº 2 - ...Quanto à IMAGEM DA ROTUNDA com uma caixa de texto a dizer que é "proibido circular por fora"  (e entrelinhas, dizer que é obrigatório sair na primeira saída que se encontre pela frente) muito divulgada na internet, qualquer um com jeito para desenho faz um boneco, com a intenção de alterar os comportamentos, para os que julga certos (ou pior, para os que quer...)
Quem desenhou essa imagem, com boa vontade ou não, não esclareceu bem e até induz a erros/acidentes... (errados do ponto de vista da Lei em vigor até 2013)

Infelizmente ou não, "tudo o que entra na net, fica na net"  e muitas imagens acabam por ser mal utilizadas em contextos poucos próprios...

Acabou por se interiorizar esta forma de conduzir e transcrevê-la para o Código a partir de Jan 2014. O que a meu ver, acabará por dificultar a circulação, nas rotundas. Mas o futuro dirá se vai precisar de alguma alteração...

(Até o final de 2013, não havia obrigação de sair na primeira saída. A partir de Jan 2014 passa a haver)

Esta imagem sempre Induziu em erro/acidentes e esclareceu mal, nunca existiu Decreto de Lei que suportasse esta afirmação... até 2014.

...por outro lado leva a acidentes complicados, ex: quando um condutor que vai sair numa 3ª saída saindo de uma fila interior, CHOCA contra outro condutor que circula na fila de fora, e que havia entrado na entrada anterior (nº2) pretendendo sair na saída seguinte (nº4)...
Ao mudar de fila
tem de ceder a prioridade... e ponto final, senão teremos veículos a sair de qualquer maneira da rotunda e que se lixe o resto...!!

(Até o final de 2013, não havia obrigação de sair na primeira saída. A partir de Jan 2014 passa a haver)

 

Contradição nº 3 - ... Quanto aos ARTIGOS INVOCADOS pela ex DGV para fazer uma Recomendação:

    Uma Recomendação, diretiva, Obrigação, Proibição, etc... dada nos Média (TV, Diários, etc,...) por uma Autoridade Rodoviária, também é lei estando prevista no Código da Estrada... mas deve logo que possível, ser objeto de uma Lei, bem clarificada.

    Como começou: A pedido de várias entidades, foi pedido à Autoridade Nacional Rodoviária da altura, a agora ex Direção Geral de Viação e agora Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT antes IMTTerrestres), um esclarecimento de como circular nas rotundas. Essa entidade procedeu a um esclarecimento, recorrendo-se de vários pontos/artigos do Código da Estrada, recomendando como circular para facilitar o trânsito, que não é uma obrigação mas interpretada como tal por muita gente (e até por vezes interpretada de forma completamente diferente e errada do que foi explicado, o que tem originado as principais confusões e erros...).

OS ARTIGOS SEGUINTES, EMBORA REPORTEM-SE AO ASSUNTO, NÃO RESPONDEM/RESOLVEM O PROBLEMA, EXCEPTO O ART 43, MAS... (!!!)
*(PROBLEMA QUE LEVA A QUE SEJA INTERPRETADA COMO OBRIGAÇÃO...)

Art.º 13, nº1 ... circular pela direita, não responde aos problemas colocados...*

Art.º 14, 1 a 3 ... circular à direita ou escolher a via mais conveniente ao seu destino, também continua a não responder, uma vez que: O que será mais Conveniente ao seu destino...?! é muito subjectivo para o caso das rotundas... numa recta sim, (a principal aplicação desta lei, pois existem entroncamentos à esquerda, daí que se chegue à via da esquerda, para mudar à esquerda... nas rotundas, não existem saídas à esquerda..! O "mais conveniente", aqui varia entre escolher entre um trajecto que temos de mudar de fila pelo menos duas vezes... ou seguir na mesma fila...
(COMPARANDO AS ROTUNDAS ÀS RECTAS, ALGUÉM VAI PARA A ESQUERDA, PARA SAIR NUMA 3ª OU 4ª SAÍDA À DIREITA...? Por vezes até pode ir devido ao trânsito... )
Depende, o que lhe será mais conveniente...

Art.º 15 nº1 ... mudar de fila devido ao transito... Também não é aplicável para resolver o problema que se coloca...

Art.º 16 nº1... dar a esquerda às placas... Também não é aplicável para resolver o problema que se coloca...

Art.º 21, 25, 31 nº1 c) Sinalizar, velocidade moderada, ceder a passagem, também não é aplicável para resolver o problema que se coloca...

Art.º 43... Aproximar-se da direita... AQUI SIM RESPONDE (?) AO PROBLEMA, MAS NÃO DA MANEIRA COLOCADA... QUEM QUER MUDAR DE DIRECÇÃO À DIREITA TEM DE CHEGAR O MÁXIMO O VEÍCULO À DIREITA... E EXISTINDO FILAS À DIREITA, DEVE ANTES PASSAR PARA ESSAS FILAS (!)... O MESMO QUE NAS RECTAS, ...NINGUÉM CRUZA DUMA FILA DA ESQUERDA PARA A DIREITA, PARA ENTRAR NO ENTRONCAMENTO À DIREITA...!!!

Desculpem as maiúsculas, são meramente para chamar a atenção

Somar uma dúzia de leis, para "indirectamente obrigar" a circular nas rotundas de uma certa forma, torna-se confuso...

A Lei/sinalização deve ser mais clara, uma vez que o transito tem também vindo a se tornar mais confuso…

 

    Atenção também que, obrigar "toda a gente" a ir para a esquerda pode congestionar em demasia, as filas da esquerda nas entradas... assim como obrigar toda a gente a ir para o interior pode congestionar a fila interior...

 

(Até o final de 2013, não havia obrigação de sair na primeira saída. A partir de Jan 2014 passa a haver uma regra específica no CE)

 


Contradição nº 4 - Existem fichas de treino/formação baseadas no CE, mostrando as formas de circular nas rotundas (com 2 filas...)

De momento estão indisponíveis, talvez pelas recentes alterações. Brevemente devem surgir outras.

São bastante boas e elucidativas para as rotundas mais pequenas, mas as fichas não indicam o procedimento para as rotundas maiores com mais filas, o que à partida devíamos seguir as indicações dadas para as rotundas mais pequenas.
Mas devido às várias filas nas saídas, ao elevado transito, a circulação complica-se bastante nas saídas destas rotundas maiores.

O CE não refere estas fichas, nem obriga claramente a seguir daquele modo, nem o comum condutor se calhar tem conhecimento dessas fichas (link das fichas clicando aqui).

Seguir a "recomendação"...
Como Bom Senso, para facilitar o transito a nós e aos outros, quem se sentir à vontade deve fazer da maneira recomendada**, até porque as recomendações vêm de uma Autoridade Rodoviária, e com vista a facilitar o trânsito,    ... senão, faça cumprindo as regras do CE...  (**refiro-me em especial à recomendação de quem pretende sair numa 3ª ou 4ª saída, recomendar-se ir para o interior da rotunda e sair para a fila exterior junto à saída anterior à que pretende sair...)

Nota:  As autoridades rodoviárias, podem transmitir através da Comunicação Social, certas alterações ao transito ou à maneira de circular, (situação prevista no Código da Estrada) caso não seja possível ou de fácil implementação, certa sinalização no terreno, etc... Neste caso anterior, foi uma recomendação para as rotundas, que tem tanta validade como se estivesse no CE... embora também possa não ter chegado a todos os condutores, devendo ser objeto de Lei futuramente...

(Até o final de 2013, não havia obrigação de sair na primeira saída. A partir de Jan 2014 passa a haver uma regra específica no CE)

 

Contradição nº 5 - As regras do Código da Estrada, são hierarquicamente inferiores à Sinalização Vertical e Horizontal

    Quer isto dizer, que perante qualquer contradição na sinalização, deve seguir a hierarquia dos sinais pela ordem seguinte: dos agentes das forças de segurança, sinalização temporária, sinalização luminosa, sinalização vertical, sinalização horizontal, regras do Código da Estrada (e não constante mas poderíamos introduzir aqui os sinais dos condutores, que por vezes com entendimento entre condutores, acabam por se sobrepor(?) aos anteriores... mas cuidado, pois envolvendo terceiros que não estão ao corrente desse entendimento, a "coisa" pode complicar-se. No geral Deve respeitar sempre o Código da Estrada)... 

    Então, mesmo a existir uma regra que diga que tem de circular de determinada forma, o condutor tem de ter o cuidado que perante sinalização vertical ou horizontal, deve agir da forma que a sinalização obriga... (mesmo perante uma regra do Código, que obrigue a circular de certa forma, MAS, ao chegar a uma rotunda onde o condutor encontraria um sinal ou setas, que diz que pode transitar em sentido giratório pela direita (contornar a placa central), em espiral ou "outro", e encontrar também setas no chão, linhas contínuas/descontínuas indicando sentidos que pode seguir, entrar-se-ia numa contradição... prevalecendo a sinalização no local...

 

Contradição nº 6 - As rotundas têm saídas à esquerda...?!

Vamos supor uma situação... Imaginando um cruzamento de estradas, sem rotunda, em que pretendêssemos mudar de direção à esquerda...  Neste caso não havendo rotunda, teríamos de estar o mais à esquerda possível.

Ora bem, a rotunda veio substituir o cruzamento...

Introduzindo neste anterior cruzamento uma rotunda e se pensarmos bem, antes de entrarmos na rotunda, a saída pretendida ficará ainda à nossa esquerda (talvez a 3ª saída da rotunda). Por isso nestes casos, fala-se em "saídas à esquerda na rotunda"... sendo até mais conveniente, principalmente em rotundas grandes, que se "circule o mais à esquerda" e que será nesse caso a fila mais interior da rotunda.

Enquanto estivermos a circular na rotunda e a saída pretendida estiver à nossa esquerda, devemos continuar pela esquerda, mas a dado momento, a saída passará a se apresentar à nossa frente e nesta altura deveríamos estar já passando para as filas da direita... Chegamos depois a um ponto, em que a saída estará mesmo à direita e nesse caso, já temos de estar na fila mais à direita, para poder sair.

 

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 Vantagens, erros, conflitos, razão de ser das filas, circulação, comparando a uma reta, vários tipos, ...
 
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       Obrigação      Cedencia de passagem           mudanca direcao


As MUDANÇAS NA SINALIZAÇÃO relativas a rotundas, dos últimos anos:

- A utilização do sinal de "Cedência de Passagem", que nos obriga a ceder a passagem a todos os veículos, inclusive a veículos não motorizados e de tracção animal, deixou de ser obrigatório junto às rotundas, pois a legislação associada às rotundas e o próprio sinal de rotunda, passou a significar Obrigação de Ceder a Passagem a TODOS os veículos, incluindo os sem motor e de tração animal... (legislação publicada em 2002/2003, se não estou em erro)

- A partir de Janeiro de 2014, para veículos motorizados exceptuando os pesados, passa a ser obrigatório sair na saída mais à direita, caso estejam na fila de fora.

 


As vantagens das rotundas:
As rotundas têm muito mais vantagens que um cruzamento normal de estradas... (provado estatisticamente)

1 - Diminuem acidentes
2 - Diminuem a gravidade dos acidentes
3 - Permitem o trânsito fluir mais facilmente, evitando congestionamentos
4 - Diminuem a poluição
5 - Poupa-se nos custos com semáforos, manutenção, etc...
6 - Excelentes locais para fazer uma inversão de marcha 
 

Principais erros cometidos nas rotundas e que podem levar a acidentes:

- não fazer pisca ao mudar de fila
- não fazer o pisca com antecedência, deixando piscar no mínimo 2, 3 vezes... o tempo para os outros condutores se aperceberem...
- fazer o pisca para dar a volta à rotunda (ajuda(?) e alerta, mas duvidoso e para quê, se utilizamos os piscas para mudar de fila, e podemos em certas situações induzir em erro?!)
- entrar apressadamente na rotunda, quando há um veículo que se aproxima na(s) fila(s) de fora, ou fila de dentro a pretender sair para fila de fora... estamos a obrigar o condutor dentro da rotunda a travar/desviar e a lhe tirar a prioridade...

- cruzar várias filas de uma vez na transversal (de dentro para fora, ou mesmo do exterior para o interior, devendo "cruzá-las" neste último caso mais em diagonal, com o pisca para a esquerda ligado e com muita atenção ao trânsito, pois "cruzará" algumas filas, tendo de ceder a passagem em todas.
- não tomar atenção às filas laterais ao veículo
- não tomar atenção aos veículos que estão a entrar na rotunda
- não passar antecipadamente para as filas de fora e depois ficar parado a meio da rotunda, devido ao transito...
- circular sempre por fora, embora não seja totalmente proibido até Jan2014, em rotundas grandes com muitas filas e transito, acaba por se tornar arriscado... Se formos para as filas interiores, vamos fazer a manobra mais rapidamente e facilitar as saídas e entradas...
- Chamar de faixas às filas/vias de circulação onde apenas circula uma fila de veículos (faixa-> faixa de rodagem, conjunto das filas).


Coimas e contra-ordenações associadas:  (tópico a actualizar futuramente)

- Desrespeito pela forma de circular: 60 a 300 eur
- Desrespeito pela regra da prioridade, mudanças de fila, sinalização piscas, condução perigosa, excesso de velocidade...
- Contra-ordenações muito Graves, puníveis com 500 a 2500 eur de coima e com inibição de conduzir de 2 meses a 2 anos


Como se tem circulado nas rotundas

    Por vezes há regras que não se respeita ou se percebeu mal (às vezes por não serem em linguagem clara ou na "nossa linguagem"…) e até se pode passar uma vida fazendo as coisas mal, porque até é “costume” mas, não quer dizer que estejam certas… e que em caso de acidente vale o que está legislado, para quem souber se defender. O que por vezes pode não ser a opinião da seguradora ou até da autoridade…   Mas aí o condutor terá de saber se defender e argumentar, sobre os supostos artigos invocados pelos outros...

    Sair de uma 2ª fila duma rotunda, para uma 2ª fila de uma saída (ou até da 3ª para a 3ª) FUNCIONA... SE E SÓ SE, por exemplo todos os veículos que estiverem do lado direito estiverem também a sair, ou até se estiverem parados para sair, devido ao transito estar parado nessa saída… (tem-se feito... mas muito cuidado com esta manobra... porque não está coberta pela Lei)

(Até o final de 2013, não havia obrigação de sair na primeira saída. A partir de Jan 2014 passa a haver uma regra específica no CE, que obriga a sair para a generalidade dos veículos, menos os pesados, bicicletas e tração animal)


Comparar (a faixa de rodagem de) uma rotunda a uma reta

    Comparando a uma recta, para um condutor que circula à direita e que vai sair na 3ª saída à direita... Se houver bastante transito lento na fila da direita, convém a este, mudar para a fila da esquerda… ultrapassando os veículos que vão sair na 1ª saída (ou até 2ª) e retomando logo depois a direita, perto e antes da saída pretendida/mudança de direcção… Facilita a própria vida e não empata quem quer sair na primeira saída…   Sendo assim, é recomendado que nesses casos circule pela esquerda, mas, não é obrigatório...

    Isto é algo que se vai ganhando com a prática na condução e de certa forma, é difícil para quem tem pouca experiência na estrada… e mais difícil ainda, se não se conhece a rotunda ou se as saídas forem muito próximas…

    Há entroncamentos à direita, em que a fila da direita é obrigada a mudar de direção à direita e a da esquerda pode também virar à direita ou seguir em frente… mas isto não está sinalizado nas filas da rotunda... e não se pode/deve obrigar e dar coimas, a quem não faz isso. É uma coisa que tem de ser bem pensada, legislada e bem sinalizada


O porquê das várias filas de transito

...e o porquê de existirem 2 ou mais filas de trânsito nas rotundas..?!

Ora bem, imaginando que só existia 1 fila, numa rotunda com 4 saídas... Se ao entrarmos e pretendendo sair na 2ª saída e a primeira saída estivesse com o trânsito congestionado, tínhamos de ficar ali à espera...! Quer nós, e quer quem fosse para as saídas seguintes! Ficava a rotunda bloqueada, assim como para quem quisesse entrar nas outras entradas... !!
DAÍ A RAZÃO DE EXISTIR MAIS DO QUE UMA FILA...

Ora bem, ...e rotundas com mais filas?!

Em zonas de muito transito, podia se dar ainda o caso de, a primeira saída estar congestionada, (os condutores iriam para a 2ª fila do lado de dentro) ...mas e se na 2ª saída, o transito também estivesse congestionado...?!! Daí que em cidades grandes apareçam ROTUNDAS COM MAIS FILAS DE TRANSITO, para facilitar o escoamento do transito!

E o porquê de existir saídas com mais do que uma fila...?!

Imaginando que após uma saída, existe um entroncamento à direita... Se este entroncamento estivesse congestionado acabaria por congestionar a saída da rotunda, daí que surjam saídas com mais filas, para escoar mais facilmente o trânsito... quer perante esta situação que referi, quer por veículos lentos que estejam a sair, facilitando a ultrapassagem...

QUEM SAI A PARTIR DA FILA DE FORA DA ROTUNDA PODE ESCOLHER, QUER A 1ª QUER A 2ª FILA NA SAÍDA...  caso da fila da direita estar ocupada ou desse condutor pretender mudar de direcção à esquerda após sair (por exemplo) ...


Como circular... 

Obrigatório e de maneira a facilitar o transito evitando acidentes, em rotundas largas e com 2 e mais filas,
- evitar ir para a(s) fila(s) de fora se não vai sair na primeira saída (1ª)... depois ir saindo fila a fila, gradualmente ao passar por uma saída, de forma a estar o mais à direita possível, quando se aproximar à saída pretendida (seguindo outras recomendações já acima descritas). 

Em rotundas de 4 e 5 filas... devido à intensidade de transito e a não ser para sair, não convém mesmo circular nas duas filas de fora (por uma questão de prevenção e facilitar o trânsito).

Se tem pouca experiência em rotundas com muitas filas de trânsito e vai sair na 3ª ou 4ª saída... tente entrar ao menos uma ou duas filas, circulando na 2ª ou 3ª fila, a contar de fora para dentro...

Para isto, terá de: 
(treine em horas de pouco trânsito... à noite por exemplo ou durante o passeio de fim de semana, com pouca gente no carro, para melhor concentração...)

    - se posicionar na 2ª (ou 3ª fila) mais à esquerda da entrada. Entre na diagonal, com o pisca para a esquerda ligado enquanto tiver a mudar de fila para o interior, procure a 2ª (ou 3ª fila) da rotunda... e "deixe-se ir" nessa fila...

   - Ou, se entrar pela fila da direita da entrada, circule inicialmente na fila de fora da rotunda, mas logo após a entrar e estar a circular, tente passar para a(s) fila(s) da esquerda... devido a alteração no CE 2014, só deverá circular nesta fila exterior para sair na primeira saída, ou se for um velocípede ou pesado, poderá circular "livremente" mas com precaução, cedendo a passagem a quem quer sair.

Depois a cada saída que passe, mude para uma fila de transito à direita, de forma a que esteja na fila exterior, quando chegar à saída pretendida. Se vai sair na 2ª saída seguinte, deve estar já na 2ª fila exterior. Se vai sair na saída seguinte, deve estar já na fila exterior.

Em rotundas pequenas, com duas filas, fazer o percurso que o condutor se sentir mais seguro e ter cuidado redobrado nas saídas... procure seguir as recomendações descritas, no início da página.

Lembre-se: Quem quer sair, DEVE ir mudando para a fila da direita, ou já estar lá... e quem quer continuar a contornar a rotunda, É conveniente ir tentando mudar para a fila da esquerda, com os devidos cuidados na mudança de fila…
Exemplo: Olhar por cima do ombro e ver se há veículos ao seu lado... os espelhos nem sempre ajudam, devido aos "ângulos mortos" e nas rotundas, isto acontece muito...

Tenha em atenção o título  "A Saber sobre rotundas" , mais acima nesta página...

 

Exemplo das fichas do IMTT antes de 2014
(pode também clicar para abrir mais exemplos)

 

(Até o final de 2013, não havia obrigação de sair na primeira saída. A partir de Jan 2014, passa a haver uma regra específica no CE)

O veículo verde mais abaixo, deixa de poder sair na 2ªsaída circulando na fila de fora.

Tem de entrar na fila interior como o 2º verde na mesma imagem...

(Até o final de 2013, não havia obrigação de sair na primeira saída. A partir de Jan 2014 passa a haver uma regra específica no CE)

Atenção ao veículo azul: entra pela fila da esquerda da entrada, vai para a fila interior da rotunda, sai na 3ª saída, mas antes e embora tenha prioridade, deve ter precaução ao mudar de fila de trânsito, caso circule algum veículo na fila de fora...   Atenção também ao veículo amarelo saindo na fila da esquerda... 

Outro caso seria por exemplo, se o veículo azul pretendesse sair na fila da esquerda, onde sai o amarelo... Tem o pisca ligado, o amarelo tinha prioridade até final de 2013, perante o veículo azul, mas agora deverá ceder a quem quer sair, mas... (será talvez a situação mais confusa e que originará mais atritos nas rotundas)... Mas, neste caso o azul não poderia sair ali, pois não está à direita... (poderia eventualmente "desenrascar-se", que é o que muitas vezes acontece...)   Mas, em caso de acidente lembre-se que não tem razão e terá de responder por isso...

 

Várias situações de conflito nas rotundas

    Algumas zonas de possíveis conflitos e acidentes (geralmente são as saídas, entradas e mudanças de fila...)

(Até o final de 2013, não havia obrigação de sair na primeira saída. A partir de Jan 2014 passa a haver uma regra de obrigação no CE)

As zonas de conflito estão assinaladas com um círculo vermelho
O trajeto vermelho, representa exemplos de uma má trajetória e ainda, desrespeitando a prioridade...

 

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Vários tipos de sinalização horizontal, obrigando o condutor a proceder de várias formas

Tenha em atenção as marcações rodoviárias no interior das rotundas


(vários tipos que pode encontrar, adaptadas às circunstâncias do local)

1 - Mais comuns/tradicionais
2 - Linha contínua que obriga condutores na fila de fora a sair, proibindo de dar a volta por fora
3 - Linha contínua interior, junto a saídas, proibindo o condutor de sair nessa zona, obrigando a sair antes
4 - Em espiral, "obrigando/levando" o condutor a entrar para a fila pretendida, correspondente à saída

    ...vamos ter em conta para um exemplo, normalmente conflituoso no transito, as saídas superiores da "rotunda nº 2"... Neste caso o veículo, circulando pelo exterior da rotunda é obrigado a sair, o que não aconteceria se não existisse essa linha contínua, como na "rotunda nº 1"... Na rotunda nº 1, o condutor que circula por dentro, deve ceder a passagem ao passar para a fila exterior, perante um veículo que pretenda continuar a circular na fila exterior... As filas de transito estão bem definidas por sinalização horizontal e o condutor deve respeitá-las...

    Já na rotunda nº 3, existe uma linha contínua interior em algumas zonas, o que impede o condutor que circula por dentro, de poder sair nessa saída... é um desenho pessoal e pode ser uma futura solução para que os condutores, cortem nas saídas...


Vários tipos de rotundas (compreender o passado e o presente das rotundas, pensar o futuro...)

- Um fila interna, saídas com uma única fila de transito

    (não dão confusão na circulação, mas o transito tende a congestionar quando uma saída fica bloqueada, substitui os cruzamentos aumentando segurança,...)

- Duas filas internas, saída com uma fila

    (facilita o descongestionamento do transito na rotunda, caso uma saída esteja congestionada. Caso haja transito muito intenso numa saída, levará a um congestionamento do transito na rotunda. Por vezes há condutores que cruzam nas saídas. )

- Várias filas internas, saída com várias filas

    (tendência para os condutores cruzarem filas nas saídas não vindo para a fila exterior da rotunda com antecedência. As saídas com várias filas, raramente ficam com transito condicionado, não congestionando também o transito na rotunda)

- Em espiral

    (Canaliza os condutores para as saídas, embora possa causar confusão aos condutores menos habituados)

- Com linhas contínuas que obrigam a sair

    (Impede de circular por fora. Leva a um aumento do transito no interior da rotunda. A sinalização de "rotunda" (transito giratório, no lado direito das entradas é duvidosa, pois entra em contradição com as linhas)

- Turbo rotundas

    (Obriga a um conhecimento deste tipo de rotunda, mas as filas de transito canalizam e escoam facilmente o transito. Basta manter-se na mesma fila. O condutor deve no entanto ter cuidado, porque também existem cruzamentos de fila, e regras básicas a cumprir)

 

- Análise Instituto Superior técnico (documento pdf)

  Mestrado Engenharia do Território e Engenharia de Tráfego Rodoviário

        Uma análise às rotundas e sua implantação... vantagens, desvantagens, principais acidentes, mini-rotundas, rotundas compactas, rotundas grandes, ângulos, raio e diâmetro da rotunda, rotundas desniveladas - tipo Dumbell, etc...

 Veja o link seguinte

https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/2295/144844/1/aula 19 rotundas.pdf

Voltar acima clicando aqui

 

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 Várias imagens de Rotundas

    - Rotundas de uma fila internas, uma e mais filas na saída;
    - Rotundas de 2 filas e com uma e mais filas nas saídas;
    - Rotundas com mais de 2 filas e com várias filas nas saídas;

    (Desculpem se os desenhos não são os melhores... são feitos por um amador e ainda estão em evolução ;o)

    Um cruzamento (têm um exemplo no gráfico nº "0") acaba "por ser" quase uma "rotunda", pois os veículos se cumprirem o Código, acabam por contornar o centro do cruzamento, que representa o cruzamento dos "eixos das vias", seja para mudar de direção ou até fazer inversão de marcha em cruzamentos com boa visibilidade. Embora aquele "ponto" não esteja normalmente materializado na realidade, existe teoricamente e deve ser respeitado. Muitas vezes o que acontece, é que se passa por cima desse "ponto" (cruzamento dos eixos) com a parte detrás do carro (tornando a manobra mais arredondada e menos em esquina) ou mais grave, faz-se a manobra com a frente do veículo por cima dele, invadindo a fila contrária...

  

 

Sinalização

Este tipo de sinalização para toda a via, principalmente o 2º caso, poderá entrar em contradição com a nova regra para as rotundas para 2014, que obriga a sair na primeira saída...

 

Rotunda em Oeiras, em espiral... Rotunda da Quinta do Marquês

     

O condutor pretende sair na 4ª saída, dirige-se até à 4ª fila que o canaliza para a saída... praticamente apenas na primeira fila, pode encontrar um veículo a que tenha de ceder a passagem... (imagem do blog A nossa terrinha)

 

Coimbra

Projeto de construção de uma "Turbo Rotunda" 

...se reparar existem também no entanto, alguns cruzamentos de veículos que devem ser tomados em atenção...
...não existem "milagres", mas apenas um conjunto de regras que a serem seguidas, evitar-se-ão acidentes...

http://aeiou.expresso.pt/coimbra-vai-ter-a-primeira-turbo-rotunda-de-portugal=f700604

(com animação gráfica, clicando na imagem)

 

Rotunda Mágica - "Magic Roundabout"

- Uma Rotunda constituída por... 7 Rotundas (Em Inglaterra) 

Veja se as encontra... 5 exteriores pequenas.... 1 interior, 1 exterior grande...

 

Penso que foi inicialmente uma grande rotunda com muitas filas de trânsito, depois acabou por se fazer as rotundas exteriores...

... e circula-se pela esquerda, ao contrário de Portugal, em que as contornamos pela direita... 
...o próprio sinal de rotunda, tem as setas ao contrário das nossas, indicando a forma de circular em torno da placa...

"A truly nightmare"... Um verdadeiro Pesadelo para os Europeus... hehe ;o)

 

 

 

Turbo Rotundas

Um passo para resolver o problema das rotundas com mais filas (?) Talvez sim... ou será que ainda não?

- vídeo em inglês, no entanto uma boa demonstração...
Atenção que, existe um conjunto de regras que têm de ser seguidas!  Se os condutores não as respeitarem, haverão sempre problemas...

Links para vídeos, em inglês:    
Recomendo atenção à Turbo-Rotunda de 3 filas...
 

http://www.youtube.com/watch?v=Qop_nmEmXSQ&feature=related 

(podem saltar a introdução, vendo a partir do minuto 1:00)

 

Mais uma turborotunda

não foi possível incorporar na página

...mas podem vê-lo clicando neste link http://www.youtube.com/watch?v=AjM5smTc0fg&NR=1

 

Mais um tipo de turbo-rotunda adaptada no terreno

 

"Hogyan közlekedjünk a Kossuth Lajos sugárúti jelzőlámpás körforgalomban (jk)"

...4 filas de transito, semáforos, linhas das filas de transito luminosas e imaginem... até circulam elétricos/comboios...

Uma verdadeira rotunda do futuro...

...tenham em atenção, os vários tipos de setas nas filas de transito...

 

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As rotundas mais complicadas, por esse mundo fora...

Saigon - Uma enorme "confusão"...

"Morning traffic at Ben Tenh Market in Saigon captured from the 10th floor of the Liberty 2 Hotel. NO RULES!! WOW!!! "
 

 

em Paris
...12 filas (!!) de transito dentro da rotunda, entradas e saídas com 5 filas...

 

 

Tenhamos vergonha, tanta rotunda enorme...
e nós aqui fazendo confusão com rotundas de 2 filas...

lol ;o)

...bora circular sem confusões e acidentes...

 

 

E ainda... um Extra :D

Rotunda para peões construída em Lujiazui - China



http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3130558&seccao=%C1sia

 

Vamos RESOLVER o problema das rotundas (de uma vez):

    - Optar ou não, por manter as rotundas como estão, clarificando as dúvidas e melhorando legislação, etc...

    - Cada rotunda pode ser um caso, assim como noutras situações de trânsito (cruzamentos, entroncamentos...);

    - Rotundas com linhas contínuas nas filas exteriores, obrigando a sair ou não;

    - Pequena linha contínua proibindo de mudar de fila junto a saídas (ex.3 acima em tipos de sinalização nas rotundas);

    - Adoptar as Turbo-Rotundas (de 3 filas?) em rotundas com mais de 2 filas de trânsito?;

    - Criar um grupo de trabalho/debate aberto, sobre rotundas, envolvendo principais instituições, instrutores, público...

    - Criar/melhorar a legislação especifica, alertando para a boa circulação nas mesmas;

    - Fazer programa RTP, específico sobre a circulação nas rotundas: ...cuidados a ter, tipos de rotundas, etc...

    - Promover e incentivar notícias em revistas de automóveis e de motociclos, etc...

    - Programa vídeo relacionado com o anterior programa da Rtp, que poderia ser mostrado em formação de condução;

    - Boa sinalização vertical e horizontal (sinalização que prepare o condutor com antecedência...);

    - Acabar na hora com a contra-informação que por aí anda, ensinando o contrário e gerando confusões, promovendo muito mais informação correta.

    - Actualizar a definição de rotunda no CE, indicando a proibição de circular na fila exterior quando existam outras, excepto para sair. Possível contradição com a regra (pós 2014), pois indica que pode circular em torno da placa...

    - Setas no chão, indicando a possibilidade de continuar a contornar a rotunda por fora, no caso de rotundas mais pequenas(?)

 

Outras:

      No caso das rotundas onde não fosse possível circular por fora, acho que não deveriam ter sinal de transito giratório (rotunda) no lado direito... apenas no lado esquerdo. Poderá haver aqui alguma contradição entre o sinal vertical e as linhas... prevalecendo o sinal vertical, o que iria originar confusão... a não ser que a definição do sinal seja actualizada.

       Informação vertical com antecedência com desenho/gráfico da rotunda, com possível local de paragem (antes da rotunda) para pessoas que precisem de mais informação/"turistas", poderem parar, "decifrar" a rotunda e ver por onde ir...

       A sinalização utilizada dentro das rotundas, em alguns casos, para mim é duvidosa...
ex. do sinal de mudança de direção para a direita (seta para a direita), EM VEZ dos sinais de contorno de placa pela direita (seta para a direita, mas apontando ligeiramente para baixo) ou do sinal de rotunda (transito giratório)...
O Sinal de mudança de direção que referi, por vezes até parece indicar a obrigação de sair na primeira saída à direita... por isso acho que não deveria ser utilizado...

    O sinal de cedência, deixou também de ser necessário, pois o próprio CE já diz que devemos ceder a passagem.

 

Sugestão de visita a link:

    As mais belas rotundas de Portugal       http://asmaisbelasrotundas.blogspot.com/

    Fichas sobre a circulação nas rotundas  http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/......CirculacaoemRotundas.pdf

     Abordagem às Rotundas por outro instrutor  http://dicascodigoestrada.blogspot.pt/

    Código da Estrada, ver menu    "Outros" -> Sub Link Legislação  ou  Clicar aqui


 

 

Considero que as Rotundas devem ser objecto de legislação clara e específica,

 e de uma clarificação Nacional, urgente, para diminuirmos os acidentes!!

Vamos diminuir os acidentes e tirar Portugal da cauda da Europa, em termos de Segurança Rodoviária!!!
Colabore divulgando ou clique em "gosto" no topo da página!

Espero ter-lhe ajudado a compreender um pouco melhor as rotundas

Obrigado pela visita ;o)

 

Índice

    Abordagem inicial
    Meia dúzia de dicas importantes, a saber e a ter em conta (muito importante)
    Contradições neste tema
    Vantagens, conflitos, erros, razão de ser das filas de transito, circulação, comparando a uma reta...
    Vários tipos de rotundas
    Imagens e vídeos 
    Conclusão e Sugestões para melhorar a circulação e as rotundas
    Rir com as rotundas

 

Rir com as rotundas:

 Então compadre Juliano, que tal foi o exame de Condução?

    - Perdi... Compadre Cassildo.

    - Antão porquê... ?!

    - Cheguei a um cruzamento, vi aquele sinal com setas às voltas... e dei 30 voltas à placa com jardim...

    - Antão e depois?

    - Depois o examinador chumbou-me...

    - Mas antão chumbou porquê...?! O compadre contou mal?!

   

 

 

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- http://dmel.no.sapo.pt/instrutor -